segunda-feira, maio 31, 2004


Domingo de manha (30), nos e uma multidao sofrendo com o frio de Sampa nos 10km da Nike na USP. Posted by Hello

Seminário

ATITUDE é uma reportagem condensada onde a empresa fornece um exemplo de ação social pontual (com resultados a curto prazo), ainda não integrada à gestão, mas já dando sinais dos primeiros passos rumo à Responsabilidade Social Empresarial.

Dias 05 e 06 de Maio participei do "2º Seminário Integrado de Patrocínio e Investimento Social, Cultural, Ambiental e Esportivo", realizado na AMCHAM e organizado por Yacoff Sarkovas (Presid. da Articultura Comunicação) reconhecido internacionalmente como um dos melhores especialistas em patrocínio empresarial da América Latina. Profissionais renomados compartilharam conosco suas experiências na área social e cultural.

Palestrantes:
Edemar Cid Ferreira - Presidente do Banco Santos
Roberto Lima - Chairman e Presidente do Grupo Credicard
Carlos Tilkian - Presidente da Estrela Brinquedos
Carlos Roberto Faccina - Dir. de Assuntos Estratégicos da Nestlé e Presidente da Fundação Nestlé de Cultura
Orjan Olsen - Diretor Geral da Ipsos-Opinion no Brasil
João Ciaco - Diretor de Marketing da Fiat Automóveis
Paulo Castro - Dir.Presidente do Instituto C&A
Paulo Itacarambi - Dir. Exec. do Instituto Ethos
Simone de Carvalho Soares - Dir.de Identidade Corporativa da Suzano Holding
Walter Longo - Ceo da Synapsys - Advertainment company
Paulo Pedo Filho - Ger. Comercial da Grendene
Ricardo Guimarães - Presidente da Thymus Branding
Marcelo Tas - Diretor, apresentador e roteirista de TV
Paulo Levi - Vice-presidente de Plan. e Pesquisa da Lew Lara Propaganda
Plínio Bocchino - Dir. Exec. da Fundação SOS Mata Atlântica
Regina Augusto - Editora-chefe do Meio&Mensagem
Ricardo Garrido - Sócio-diretor dos Bares Original, Pirajá, Astor e das Pizzarias Brás
Adhemar de Oliveira - Dir. de Programação do Espaço Unibanco
Alexandre Machado - Diretor da Machado Et Roth - Apresentador de programas de televisão ( "Vamos Sair da Crise", Crítica & Autocrítica, Brasil Debate")
Ana Cristina Cunha - Ger. nac. Relações Institucinais da Caixa Ec. Federal.
Andrea Aun - Sócia-dretora da Integration
Angelo Frazão - Vice-presidente Exec. e Dir. de Mídia da McCann-Erickson
Arnaldo Comin- Repórter Meio & Mensagem
Carla Duprat - Diretora do IDIS-Isntituto para o Desenvolvimento do Investimento Social.
Carlos Murilo Moreno - Ger. Geral da Ogilvy Activation
Eduardo Bruder - Vice-presidente de Comunicação Corporativa da Avon
Flavia Moraes - Ger. Geral de Responsabilidade Social da Phillips
Jailson de Souza e Silva - Fundador e diretor do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré - CEASM (RJ)
Jorge Conti - Dir. de Marketing da Arcor do Brasil
Leonardo Gryner - Dir. Geral da Olympo Mark. e Lincenciamento / COB
Lilian Vacaro - Empresária / RL Sistemas de Higiene e Limpeza
Luiz Amorim dos Santos - Dir.Propietário do Açougue Cultural T-Bone
Carlos Alberto Amaro - Sócio-proprietário da Doceria Beijinho Doce


Nos próximos dias estarei descrevendo os pontos importantes abordados por cada palestrante.
Fundação Abrinq e Instituto Ethos lançam campanha sobre Lei do Aprendiz.

Por Vilma Amaro e Ana Valim
Com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Ricardo Berzoini, e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, além de outras autoridades, a Fundação Abrinq e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social lançaram, em São Paulo, a Campanha Lei do Aprendiz.
O objetivo da campanha é sensibilizar o empresariado para a importância da Lei 10.097, de 2000, que permite a contratação, como aprendizes, de jovens entre 14 e 18 anos incompletos - e pode beneficiar até 2 milhões de adolescentes nesta faixa etária.
" Pesquisa recente do Instituto Cidadania nos mostra que a maior preocupação da juventude brasileira é a empregabilidade. O emprego, na visão dos jovens, lhe dá a perspectiva de segurança no futuro" afirmou na abertura do evento, o Diretor-presidente da Fundação Abrinq, Rubens Naves.
"Segundo estudo da Unesco, o desemprego leva muitos jovens a declararem que o tráfico de drogas é uma opção de sobrevivência e de status. A lei do Aprendiz é uma oportunidade para o jovem conhecer o mercado de trabalho e aprender uma profissão.Uma vez implementada poderá gerar entre 650 mil a 2 milhões de empregos, segundo estimativa do Ministério do Trabalho" , assegurou Naves.
O ministro Ricardo Berzoini informou que governo federal está, atualmente, empenhado em resolver uma das questões importantes da lei do aprendiz: a definição das funções que permitem formação profissional e a fixação das cotas de 5% e 15% para o cálculo do número de aprendizes nas empresas.
"Esta campanha é a prova de que mesmo com tudo contra, a sociedade pode dar um passo adiante e se mobilizar para gerar mudança", disse o ministro, assegurando que a importância da Lei do Aprendiz está em promover o aumento da auto-estima do jovem e dar a ele uma perspectiva de futuro.
Para o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o jovem que participa de um programa de aprendizagem tem maior estímulo para estudar, empenha-se melhor na escola e passa a ter interesse maior nos estudos.
Assegurou que a partir de agora todas as empresas do governo do Estado de São Paulo, a começar pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que já emprega aprendizes, " vão se juntar a este mutirão".
"Vamos somar esforços com a Fundação Abrinq, o Instituto Ethos, o Ministério do Trabalho e motivar os Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente para que a lei seja implementada", afirmou o governador.
Para Oded Grajew, Diretor-presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, "mais do que o superávit fiscal, o governo e a sociedade devem usar como critério para a definição de seus orçamentos o superávit social: quanto é necessário para que a criança e o adolescente tenha acesso à saúde e educação de qualidade".
"A maior parte da população brasileira só pode estudar em escola pública, que é de péssima qualidade. Aí acontece que apenas 20% destes jovens entram para universidades públicas, que, pelo contrário, tem o melhor ensino superior do país. Ou seja, não há oportunidade para a maioria dos jovens brasileiros. E aí é que está o problema: se não damos oportunidades para a juventude brasileira, esta oportunidade é dada pela criminalidade e pela informalidade, observou Oded.
"Em sua opinião,"a saída é a mobilização social, a mobilização dos recursos para dar oportunidades para os jovens.Se cada empresa disser quantos jovens pode contratar como aprendizes sem comprometer sua saúde financeira e se essa conta chegar a um aprendiz, este empresário já estará ajudando a mudar o futuro", afirmou.

Campanha
As peças da campanha foram criadas especialmente criadas pela McCann Erickson para esta iniciativa: anúncio para revista e jornal impresso, "spot" de rádio, site e um filme para a tv de 30 segundos. O comercial, produzido pela 02 Filmes, tem como protagonistas os atores Douglas Silva e Darlan Cunha, de "Cidade de Deus" e da série de televisão "Cidade dos Homens", no qual interpretam Acerola e Laranjinha. No evento esteve presente o ator Douglas Silva.
"O objetivo da campanha não é lembrar uma lei que não pegou, ou falar do seu conteúdo ou suas punições, mas tornar a lei de aprendizagem fator de mobilização social, mostrá-la como uma oportunidade de ação social, afirmou o vice-presidente executivo da McCann Erickson, Percival Caropreso.
"Darlan e Douglas são exemplo de que com oportunidades é possível para um jovem mudar seu enredo de vida", assegurou.
A Lei do Aprendiz estabelece que, de acordo com o seu número de funcionários, as empresas devem criar postos de aprendizagem em cotas que vão de 5 a 15% nos setores onde cabe aprendizagem para jovens entre 14 e 18 anos e matriculá-los em cursos profissionalizantes ministrados por escolas técnicas, do Sistema S (Senai, Senac, Senar, Senat e Sescoop) ou de organizações sem fins lucrativos qualificadas para o ensino de adolescentes. A Campanha Lei do Aprendiz tem início imediato.

site:www.leidoaprendiz.org.br

sexta-feira, maio 28, 2004

Marketing Social...

No 2º Encontro de Responsabilidade Social da FGV-EASP neste início de ano, por ocasião do lançamento do Programa "Responsabilidade Social no Varejo" eu tive a oportunidade de ouvir o renomado Consultor e Profº Sr. Antoninho Trevisan. Um dos casos citados, foi a iniciativa dele em companhia de outros conterrâneos de uma pequena cidade de São Paulo em montar uma ONG para combater a corrupção no município, do então prefeito que ficou conhecido pelos desvios na verba destinada à merenda escolar (como descrito no texto abaixo).

A pequena cidade de Ribeirão Bonito, no interior de São Paulo, tem 11.000 habitantes e apenas uma sala de cinema, atualmente desativada. Se suas dimensões parecem modestas, sua importância simbólica para o país não. Ribeirão Bonito virou referência nacional no combate à corrupção. A história começou quando, diante dos rumores de malversação de dinheiro público na prefeitura, um grupo de cinco ex-moradores do município, incluindo o empresário Antoninho Trevisan, sócio da consultoria Trevisan Auditores e Consultores, de São Paulo, decidiu arregaçar as mangas e investigar o assunto por conta própria. Reunidos em uma ONG, a Amigos Associados de Ribeirão Bonito (Amarribo), começaram um trabalho que, depois de envolver o Ministério Público e mobilizar toda a cidade, incluindo o padre, terminou com a cassação do prefeito e de um vereador por improbidade administrativa. A experiência rendeu ainda outro fruto: baseados nela, os membros da associação montaram uma cartilha que ensina moradores de outros municípios a detectar a existência de corrupção nos poderes municipais e ajuda a erradicá-la (leia quadro abaixo). A cartilha foi distribuída em 4.600 cidades brasileiras e, desde o ano passado, já ajudou pelo menos três delas a livrar-se de um punhado de "saúvas" graúdas e esfomeadas.
Para saber mais o site é www.amarribo.com.br

Grandes Inciativas...

A Fundação Bradesco em parceria com a Microsoft, inaugura o 1º CID (Centro de Inclusão Digital), que atenderá 700 pessoas em Jabotão dos Guararapes no Pernambuco. A implantação dos CID's se estenderá por outras 14 cidades brasileiras num período de dois meses.

Fonte: Diário de SP

Cida e Paula na abertura do campeonato em Fortaleza. Posted by Hello

A equipe em um treino em Bauru. Nesta foto está todo mundo, inclusive eu (a única que ainda não tinha tirado os óculos de sol). Posted by Hello



Site Meterborder=0>



quinta-feira, maio 27, 2004


A Thurma da AVBS (Assoc.Veteranos de Basquete de Santos) no churrasco de fim de ano. Esta última da direita sou eu mesma. Posted by Hello

A Neguinha voando num jogo de Fortaleza(2002). Posted by Hello

Eu e a Cidinha, quando fomos receber a medalha de ouro em Curitiba pelo Campeonato Brasileiro Master de Basquete(2001).  Posted by Hello

Sigam as instruções...

A pedidos vou enviar algumas fotos da "Thurma", mas o tema aqui é marketing social, ok?

Como deixar seu comentário:
1º Click em COMMENTS
2º Click em POST A COMMENT
3º Click em OR PORT ANONYMOUSLY
4º Escreva seu comentário e depois click em PUBLISH YOUR COMMENT
Aí é só dar F5 que ele aparece publicado, para ver é só clickar de novo em COMMENTS

terça-feira, maio 25, 2004

Marketing Social...

Depois de muito pensar, resolvi que este blog inicialmente vai me servir como uma revisão dos assuntos que tenho estudado atualmente.
Trata-se de Responsabilidade Social, um tema que a grande maioria das empresas não sabe bem o que é, e que irei compartilhar aqui.


Ano passado participei de um Programa da FGV-EAESP que discutiu e premiou alguns projetos de "Responsabilidade Social no Varejo" desenvolvidos por empresas do setor de pequeno, médio e grande porte. Um dos moderadores do encontro foi o jornalista da Folha, Gilberto Dimenstein que falou do projeto Cidade Escola Aprendiz. Um grande exemplo de dedicação que levou grandes empresários a apoiarem esta iniciativa.
No site www.aprendiz.org.br voce descobre a dimensão que vem alcançando este projeto.
Quem Somos
A Cidade Escola Aprendiz é um laboratório de pedagogia comunitária que realiza a experiência do bairro-escola, dedicada ao aprimoramento simultâneo da comunidade e da educação.



AS EMPRESAS VENCEDORAS DO 1ºPRÊMIO/FGV-EAESP
Categoria Micro Empresa
Projeto Terra
O Projeto Terra é uma loja que aposta no conceito de consumo solidário, comercializando produtos brasileiros provenientes de trabalhos sociais, ou que tenham origem reconhecidamente ecológica. O objetivo do Projeto Terra é ser uma ”prateleira” para produtos feitos por ONG’s, entidades filantrópicas, comunidades carentes ou indústrias que trabalhem com matéria-prima de origem ecológica. O conceito de comércio solidário utilizado pela empresa privilegia as ações que buscam incentivar o consumo consciente dos recursos naturais e a geração de renda em comunidades excluídas por meio de iniciativas de trabalhos comunitários.|

Categoria Pequena Empresa
Farmais Unidade Osório
Projeto Atenção Farmacêutica Solidária
O projeto consiste na adoção de dez famílias carentes e marginalizadas da comunidade de Osório (RS), compostas de 40 adultos e 37 crianças, selecionadas através de um trabalho conjunto com a Pastoral da Criança. A proposta da Farmais é buscar soluções para suprir as carências sociais, morais, de saúde e nutricionais da comunidade; integrando a comunidade num processo de auto-ajuda e auto-suficiência.

Categoria Média Empresa
Pharmativa
Projeto Verminose
O projeto surgiu de uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete (MG) entre os anos de 1995 e 1999, na qual se constatou que, em 21 bairros da cidade, cerca de 25% das crianças e adultos possuíam algum tipo de verminose. O objetivo da iniciativa é diminuir o contágio por verminose, em crianças matriculadas no ensino fundamental, uma vez que esse tipo de contaminação causa problemas tanto para o desenvolvimento saudável das crianças como para o desempenho no aprendizado. O projeto é composto de várias fases (educativas, preventivas e profiláticas), envolvendo 36 escolas públicas e beneficiando cerca de dez mil crianças.

Categoria Grande Empresa
Grupo Pão de Açúcar
Projeto Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever
Destina-se a promover a educação e conscientização ambiental de clientes e comunidade sobre a importância da reciclagem de embalagens pós-consumo, por meio da instalação de pontos de coleta seletiva nas lojas, além de estimular novos hábitos de consumo, visando o equilíbrio ambiental e a inclusão social. O projeto gera, atualmente, cerca de 200 empregos diretos e indiretos. São 48 estações de reciclagem em funcionamento, contabilizando 3,4 mil toneladas de materiais recicláveis coletados em 25 meses de operação.

Categoria Entidade Varejista/ Shopping Center
Shopping Aldeota Expansão
Programa Natal com Todas as Letras
A campanha de Natal do Shopping Aldeota doou mini-bibliotecas com mais de oito mil livros para-didáticos para escolas de comunidades carentes da cidade de Fortaleza (CE), beneficiando aproximadamente cinco mil crianças e adolescentes. Para a implantação do programa foram desenvolvidas ações com a Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social, mobilização dos clientes e lojistas para a doação de livros e criação das mini-bibliotecas com rodinhas e portas de ambos os lados e cursos de orientação aos professores para uma melhor utilização do material recebido e incentivo à leitura na praça central do shopping.

Mais informações no site www.fgvsp.br/cev/premio

segunda-feira, maio 24, 2004

Para que serve um Blog...

Semana passada vi o Bill Gates dizer na Uol, que esta será a ferramenta do futuro, hoje lendo o Meio e Mensagem Ruy Lindenberg (da agência Leo Burnett)descreve _ "Blog" como abreviatura de Webblog, um endereço on-line criado por indivíduos ou comunidades, onde expressam idéias, divulgam posições, manifestam opiniões e dividem seus conhecimentos e sentimentos com milhões de pessoas_.
Ele diz até, que descobriu o Blog como ferramenta para mensurar o impacto de seus comerciais junto a população. Foi pesquisando no Google, com as palavras chaves, ele descobriu diversos blogs que mencionavam um comercial que criou para seu cliente. Diz que no País temos mais de 700 mil blogs (já faço parte desta estatística), e que no mundo o português é a 2ª língua mais utilizada, só perdendo para o inglês. Afirma que quanto maior a quantidade de links, maior a possibilidade de aparecer primeiro nos resultados de busca. Muito interessante...


Site Meterborder=0>



sexta-feira, maio 21, 2004

Mariliza Souza - Publicitária e Ger. de Marketing - Grad. Propaganda e Pós-graduação em Marketing (ESPM/SP)


Foto Posted by Hello

... solteira, porque só acredito em namoro.
Viciada em esportes (especialmente em basquete), por uma vida saudável.
Sem religião, pois desconfio de todas.
Quase vegetariana, pois ainda não consegui deixar de comer peixinhos e camarão.
Considero nossas maiores virtudes; o respeito, a honestidade e a solidariedade.
Acredito que para vivermos num mundo melhor temos que priorizar o desenvolvimento decente de nossas crianças, cuidar de nossos velhinhos, aceitarmos nossa diversidade, exercermos nossa cidadania e preservarmos nosso planeta.

Meu início no mundo virtual...

Que insegurança...Me sinto uma exibicionista.
Sempre estive na defensiva, cheia de preconceitos contra as pessoaas que se expõem com propósitos egocêntricos e narcisistas nas páginas da net.
Quem sabe não consiga fazer algo mais produtivo?
Quem sabe eu consiga ajudar alguém escrevendo meus relatos nesse mundo virtual!!! Já será um bom começo...


Site Meter