terça-feira, agosto 30, 2005

PONTOS FORTES E PONTOS FRACOS


QUEM ADMITE OS PONTOS FRACOS? Posted by Picasa


Qual é o seu ponto forte?

Por José Antônio Rosa*

Com a popularização do antigo conceito estratégico de SWOT analysis (Análise de SWOT - Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats ou, em português, Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças) muita gente vem usando esse como instrumento de reflexão e tomada de decisões sobre a carreira.
A idéia subjacente aqui é de que o sucesso depende de um posicionamento adequado para a ação em função do que temos de vantagem ou desvantagem, os pontos fortes e fracos, e daquilo que o mundo nos traz em termos de ameaças e oportunidades.
Os pontos fortes de uma pessoa são qualidades, recursos, vantagens que tornam-na particularmente elegível ou habilitada para a realização de suas metas, vale dizer, para crescer na carreira. Alguns exemplos:
· Conhecimento valorizado na situação, adequado à meta que se busca.
· Habilidade de comunicação privilegiada, capacidade de liderança.
· Histórico de valor, com feitos ou comportamento tidos como excelentes.
· Credenciais, como diplomas, certificados.
Como referencial para avaliar nossos pontos fortes (e também os fracos), temos:
· As metas – Existem pontos fortes ou fracos em função do que se quer atingir. Para chegar ao posto de presidente da empresa são requeridas qualidades diferentes das necessárias para se atingir o posto de chefe de setor, evidentemente.
· A natureza da tarefa - Por exemplo, se se trata de jogo de volley a altura ajuda, obviamente.
· A concorrência – A definição é sempre feita com base comparativa. A pessoa tem bons conhecimentos de administração comparando-se com quem?A lista pode ser bem maior que isso. Por exemplo, em algumas circunstâncias uma pessoa bonita leva considerável vantagem. Injusto? Pode ser, mas é humano e não adianta nada reclamar – o importante é saber lidar com essa realidade humana que circunda as escolhas e os processos de facilitação social ou criação de barreiras, para daí fazer estratégias mais inteligentes.

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO NO POST - http://mariliza.blogspot.com/2011/09/as-fraquezas-sao-as-nossas-forcas-em.html

*José Antônio Rosa é professor de pós-graduação em Administração no Instituto Nacional de Pós-Graduação, jornalista, editor e consultor da Manager Assessoria em Recursos Humanos.

Nenhum comentário: