domingo, maio 24, 2009

QUER CONHECER SEU PERFIL PROFISSIONAL ?


Achei muito interessante um teste rápido e prático, que você faz pela internet e fica conhecendo seu perfil profissional.

Quem são?
HLCA - Human Learning
Empresa com 21 anos de mercado, é referência em análise comportamental e que desenvolveu o perfil e-Talent. Saiba mais - http://www.e-talent.com.br/vagasetalent/b2c/pag-hlca.aspx

Por que utilizar?
Profissionais antenados investem no auto-conhecimento para ajudar no desenvolvimento de sua carreira. Você também pode obtê-lo rápido e facilmente, com apoio e suporte do Relatório Completo da HLCA.

Quais empresas usam?
Tim, Oi, Claro, Porto Seguro, Andrade Gutierrez entre outras, utilizam o perfil e-Talent nos seus processos.

e-mail suporte@e-talent.com.br ou através do telefone (21)2233-6670.



MEU PERFIL (segundo o relatório e-Talent)


MARILIZA SILVA DE SOUZA

  • Você realiza definindo metas.
  • Você organiza o caos, define os passos e manda fazer.

Seu maior talento: Ser Estratégico
A pessoa com este tipo de talento possui iniciativa, autoconfiança, exatidão e capacidade de obter resultados vantajosos. É um estrategista de primeira linha. No meio da maior desordem ela consegue encontrar a melhor rota a ser seguida. Isto porque esta pessoa consegue ver padrões onde outros só conseguem ver complexidade. Ela tem a capacidade de estar prevendo o que pode vir a acontecer e se organizar adequadamente para evitar surpresas. Sabe lidar com a oposição e a resistência às idéias que possam desviar dos planos, e sabem pressionar o cumprimento de prazos. Capaz de trabalhar num ambiente que apresente variações e interrupções, este indivíduo possui uma natureza especializada/técnica. É do tipo que toma decisões, possui iniciativa, é competitivo, imaginativo, auto-confiante, lógico, sistemático e preciso. É diplomático na sua forma de se comunicar e trabalhar de acordo com parâmetros previamente definidos fazendo com que as coisas aconteçam rapidamente.

Como se comunica
A abordagem comunicativa de MARILIZA SILVA DE SOUZA possui um caráter muito prático. Ela normalmente se mostra mais interessada em obter resultados efetivos do que em estabelecer relações sociais. Dessa forma, procura concentrar suas interações na troca de informações que permitam boas decisões e atingir objetivos. O estilo assertivo e direto de MARILIZA SILVA DE SOUZA mostra que ela não se preocupa em dizer coisas que agradem às pessoas, nem tem qualquer receio de sua reação, mas assume uma postura bastante objetiva, sem se preocupar em estabelecer laços pessoais.
Em suas interações pessoais, MARILIZA SILVA DE SOUZA busca ganhos mútuos, principalmente quando essas interações ocorrem no ambiente profissional.

quinta-feira, maio 07, 2009

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Enfim...

Juntei todos estes conceitos (post abaixo + o que já havia lido a respeito) e cheguei a conclusão de que a inteligência emocional varia de acordo com a nossa maturidade, a nossa aptidão para se relacionar, a paciência para lidar com pessoas e situações e principalmente a nossa percepção de avaliar rapidamente o que realmente é viável e proveitoso em uma situação difícil.
Assim como eu, muitas pessoas precisam aprender a tirar proveito de situações difíceis e também a não se desgastarem com elas.
Cito como exemplo uma experiência única que vivenciei em uma empresa, onde convivi com um empresário que tem muita vontade de acertar em suas iniciativas. Ele é um visionário com espírito desbravador, mas não conhece muito sobre gestão de pessoas e tem sérios problemas em formar equipes, que poderiam ajudá-lo a construir uma empresa sólida e bem estruturada.
Vi todo seu esforço (e investimentos) sendo desperdiçados, por não traçar planos, nem estabelecer processos, ou até por não saber utilizar as ferramentas adequadas que manteriam seus colaboradores trabalhando e apresentando resultados. Infelizmente, o entra e sai de funcionários era um dos principais problemas de sua empresa.

Um líder não pode ter dificuldades de se relacionar com pessoas, tem que saber extrair o melhor delas. Tem que aprender a lidar com as pressões do ambiente de trabalho e administrar bem os conflitos que surgem. A inteligência emocional é um aspecto importante nas esmpresas, pois como nesse caso que citei, ela tornou-se um fator negativo que comprometeu o desempenho da organização desde o seu início.
Já trabalhei com muitos líderes, de personalidades bem distintas. Alguns eram habilidosos em comandar pessoas, outros eram introspectivos mas estratégicos, pois se cercavam de pessoas eficientes nas mais diversas áreas, que contribuiam para o sucesso de seu negócio.
A mesma situação se repete em várias escalas, assim como o gerente tem que saber extrair o máximo de sua equipe, também precisa lidar bem com seus pares e seus superiores.
Situações adversas são o melhor teste para medir o nível da inteligência emocional de cada um.
Estamos em tempo de crise e aquele que souber lidar com dificuldades, vai se sair melhor.
Para lidar com as dificuldades é preciso ter experiência e equilíbrio.
E para as empresas e seus dirigentes, cito uma outra qualidade bastante atual _RESILIÊNCIA*_

*Resiliência é um conceito oriundo da física, que se refere à propriedade de que são dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura.
No meio corporativo, o termo "Resiliência" significa a capacidade de uma empresa ou corporação de se adaptar às mudanças no ambiente em que estão inseridas, ou seja, como elas conseguem reformular os seus processos de negócio para atender a novas exigências do mercado.
Fonte: Wikipédia


Texto By Mari
Hoje vou escrever sobre INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.

Segundo a Wikipédia
Inteligência emocional é um conjunto específico de aptidões utilizadas no processamento e conhecimento das informações relacionadas à emoção. Na história da psicologia moderna o termo “inteligência emocional” expressa um estágio na evolução do pensamento humano: a capacidade de sentir, entender, controlar e modificar o estado emocional próprio ou de outra pessoa de forma organizada.
Na década de 30, o psicometrista Robert Thorndike, mencionou a possibilidade de que as pessoas pudessem ter "inteligência social" - uma habilidade de perceber estados internos, motivações e comportamentos de si próprio e dos outros e de agir de acordo com essa percepção. Em 1983, o professor Howard Gardner, da Universidade Harvard, em linhas gerais, traçou as sete formas de inteligência, no livro Estruturas da mente: Gardner propôs uma "inteligência intrapessoal" semelhante à atual conceituação de inteligência emocional.

CONCEITOS
Os cientistas Peter Salovey e John D. Mayer dividiram a inteligência emocional em quatro domínios:
1-percepção das emoções - inclui habilidades envolvidas na identificação de sentimentos por estímulos: através da voz ou expressão facial, por exemplo, a pessoa que sobressai nessa habilidade percebe a variação e mudança no estado emocional de outra; a segunda ramificação da inteligência emocional;
2-uso das emoções – implica a capacidade de empregar as informações emocionais para facilitar o pensamento e o raciocínio;
3-entender emoções, é a habilidade de captar variações emocionais nem sempre evidentes;
4-controle (e transformação) da emoção, o aspecto mais habitualmente identificado da inteligência emocional – aptidão para lidar com esse sentimento.


Testes
Cientistas têm se empenhado em mensurar essas habilidades. Foram validados testes como o MEIS - Multi-factor Emotional Intelligence Scale (Escala Multifatorial de Inteligência Emocional, 1998) e o MSCEIT - Mayer-Salovery-Caruso Emotional Intelligence Test (Teste de Inteligência Emocional de Mayer-Salovey-Caruso, 2002). [1].
Os testes tradicionais medem a capacidade cognitiva da pessoa. Já os de inteligência emocional baseada na habilidade, são vulneráveis à interpretações subjetivas do comportamento. O maior problema enfrentado quando se trata de medição de inteligência emocional é como avaliar as respostas “emocionalmente mais inteligentes”: uma pessoa pode resolver situações que envolvem componentes emocionais de diversas maneiras.