segunda-feira, março 29, 2010

PELA PRIMEIRA VEZ, FUI VÍTIMA DE UM ASSALTO...



Qualquer um pode ser a próxima vítima


Como eu já previa nos últimos dias, pela primeira vez em toda minha vida fui vítima de um assalto na rua.
De um lado um menor delinquente, agressivo e nervoso.
Do outro eu com minha passividade e indignação.
Tive minha correntinha arrancada, com um tapa no pescoço. Mas a corrente arrebentou e caiu.
Para sorte minha e azar dele, o assalto foi frustrado e ele acabou preso. Antes, quase foi linchado pela população.
Já vinha de fazer outros assaltos em companhia de mais quatro marginais e algumas vítimas já o seguiam de carro. Com a reação impensada de uma amiga e a ajuda rápida de dois seguranças, ele foi dominado e preso.
Fui levada à delegacia e fiquei por horas, aguardando o término de toda aquela burocracia.
O policial me informou que estavam tentando encontrar algum responsável que viesse buscar o ladrão menor, mais ele disse que o pai tinha morrido e que nem sabia da mãe. Provavelmente ia ser solto no mesmo dia, mas se não houvesse um responsável seria encaminhado para a Febem ou Fundação Casa, como é chamada agora.
Os comparsas dele fugiram e ele foi pego sozinho. Não forneceu os nomes nem os endereços. Ele dizia que era a primeira vez, mas devem dizer isso somente quando são pegos.
A outra vítima, que era uma senhora idosa, disse que o amigo dele saiu rindo, após o roubo. Ela estava indignada e ficou sem os pertences.
A vida segue...
E eu sigo a minha. Mais assustada e preocupada, em viver nesse mundo cão.

By Mari

sexta-feira, março 19, 2010

EMPRESÁRIOS - COMO CONSCIENTIZAR OS PRÓPRIOS DONOS A VESTIREM A CAMISA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?

Aos poucos vou descobrindo que esta é uma difícil tarefa.

Empresas familiares com anos de atuação em seus respectivos segmentos, são a cara de seus sócios. E em quanto eles não mudam a própria mentalidade sobre suas responsabilidades sociais e ambientais, se torna muito difícil adotar uma gestão de desenvolvimento sustentável.

Como convencer estes empresários sobre o impacto de suas empresas na sociedade e no meio ambiente e sobre importância de sua conscientização e mobilização em relações aos problemas ambientais e sociais que enfrentamos nos dias atuais, e que provavelmente eram diferentes há 30 anos atrás quando eles iniciaram com suas empresas?

Então, participe do FORÚM EMPRESARIAL DE APOIO À CIDADE DE SÃO PAULO, promovido pelo Instituto Ethos.
O próximo encontro será dia 22 de março às 16h, na sede do Instituto à Rua Dr. Fernandes Coelho, 85 - 10º Andar - Pinheiros. Confirme presença pelo zuleica@isps.org.br

By Mari

quinta-feira, março 18, 2010

A SOLIDARIEDADE DOS BICHINHOS...


... principalmente quando ainda são filhotes. A cadela amamenta seu filhote e um leãozinho órfão.


By Mari

sexta-feira, março 12, 2010

A VIOLÊNCIA ESTÁ CHEGANDO À NOSSAS PORTAS




Carro baleado


Ontem me surpreendi voltando do trabalho e ver um circo policial em frente a casa de uma vizinha.
Apesar de atravessar a rua e tentar fugir do alvoroço, uma outra vizinha veio ao meu encontro e falou! _ MATARAM a vizinha ainda no carro com vários tiros, em frente a própria casa.
Ela voltava de pegar o filhinho na escola e quando tentava entrar em casa, foi abordada. Não baixou o vidro e eles descarregaram a arma. No mínimo já estavam à espreita, esperando ela chegar com o carro, para entrarem em sua casa e roubarem tudo. Ela estava sozinha com o filho e teve medo. Não deram tempo dela pensar... simplesmente atiraram nos vidros de frente, vidros laterais...eram várias perfurações
Tinha sangue na calçada. Calçada que ela lavava com frequencia.
A casa estava às escuras e o carro baleado continuava lá, à espera da polícia técnica.
A casa bonita de 02 andares tinha sido construída no ano passado e o portão de ferro branco era bem vazado, onde se podia ver ela cuidando do cachorro, brincando com o filho ou lavando o piso. Ela acreditava que morava num bairro seguro.
Num lar tranquilo, ela nem imaginava que sua vida seria interrompida de forma tão grotesca aos 39 anos e com um filho por criar.
O mundo desta família desmoronou.
Abro o site da Uol para ver meus e-mails e vejo a notícia do cartunista morto em sua casa em Osasco, onde num assalto mataram também o seu filho.
Sinto que a coisa vai piorar.
Saio às 5h30 da manhã e vejo muitos jovens se drogando pelas esquinas, coisas que eu não via há um tempo atrás no meu bairro.
Nenhum lugar mais, é seguro. Agora de manhã, a polícia cercou uma casa em que os assaltantes fizeram os moradores reféns, no mesmo bairro.
Ainda estou chocada. A violência deixa traumas e dá muito medo. Ela está tomando proporções incontroláveis, e nós nem estamos percebendo.
Estamos numa roleta russa e ninguém sabe quando vai encontrar uma arma apontada para sua cabeça. Não sabemos o que nos espera em nosso dia ou em nossa noite.
MESMO SEM SAIR DE CASA.
By Mari


segunda-feira, março 01, 2010



FUTEBOL E CARNAVAL















Meu pai sempre dizia " O FUTEBOL E O CARNAVAL TOMAM TEMPO DEMAIS, DOS BRASILEIROS".
Nunca me atrevi a escrever sobre essas duas "Paixões Nacionais", porém um artigo da Lya Luft na Veja desta semana, me deu coragem.
O título do artigo é "ALEGRES E IGNORANTES" e relata a constatação da autora sobre o nível de leitura de nossas crianças e dos adultos também, a falta de conhecimento e alienação de nossa sociedade sobre assuntos importantes, favorecendo um ambiente político corrupto conduzido por governantes má intecionados que manobram partidos e grupos empresariais.
Por morar próximo a uma escola de samba e um estádio de futebol, passei a observar a importância e o tempo que as pessoas dedicam ao carnaval e ao futebol.
Sabemos que manifestações culturais e esportivas fazem parte da vida das pessoas, mas nunca imaginei que junto com esses grupos (dirigentes e participantes de escolas de samba e torcidas organizadas), houvessem tantas pessoas sem ocupação e muitas envolvidas com drogas, crimes e prostituição.
Tirando proveito de verbas destinadas ao Carnaval, arrecadações em eventos, assim como as torcidas organizadas que através de contribuições e outros negócios arrecadam dinheiro, estes que se "auto-intitulam - Dirigentes", não fazem nada de útil e agregam muitos outros desocupados que não querem ter obrigações de acordar cedo e ter que trabalhar e acham mais fácil ficar até de madrugada bebendo ou ingerindo drogas e dormir o dia todo.
Estou falando de pais de famílias que dão péssimos exemplos a seus filhos, e que conseguem sobreviver com os negócios escusos desses grupos (escolas de samba e torcidas de futebol).
Sei que nas escolas de samba do Rio e de São Paulo, existem muitas ações voltadas à comunidade, mas para estas comunidades a preparação dura todo o ano e a importância em suas vidas de uma festa que só dura um ou dois dias, é algo muito exagerado e pouco proveitoso. O evento concentra muita grana na mão de poucos, e os benefícios socias poderiam ser bem maiores.
A importância que damos ao futebol, também permite que esse dinheiro que pagamos nos ingressos, as verbas do Ministério do Esporte, arrecadação de jogos de loteria, além dos patrocínios milionários, só acumulam dinheiro na mão dos cartolas e de alguns jogadores que se destacam, mas quase não há investimentos que beneficiem a sociedade.
Quando a Lya diz em seu artigo que, "somos desinformados, alienados e fúteis" e que "nossos meninos não sabem o nome de seus livros escolares, mas têm na ponta da língua o nome dos jogadores de futebol, cantores de bandas semieróticas e etc". Ela tem toda a razão.
SOMOS UM PAÍS ALEGREMENTE IGNORANTE.
By Mari