quarta-feira, junho 02, 2010

Brands
























Brands, Marque, Marcas...

Esta semana, como parte de um trabalho, ficamos discutindo sobre criação de uma marca.
Fiquei pensando sobre um argumento que ouvi,
" uma marca não precisa ter indicativos de público, produto ou época _ quando ela é criada e trabalhada na mente do consumidor, ela simplesmente passa a existir e vai persistir se tiver investimento em propaganda e se o produto ou serviço agradar o consumidor, e que seu sucesso independe dela ser bonita, moderna, ou que tenha alguma identificação com o seu consumidor" .
Justificativa _ Qual o significado da palavra Coca-Cola? Faz algum sentido para o consumidor que já nasceu tomando Coca-Cola, o por que deste nome?
Afinal, nós aprendemos a gostar de Coca-Cola , vemos na TV que todo mundo toma Coca-Cola, etc.?
Mas pelo menos as marcas se modernizam?
Sim, as marcas mais antigas estão sempre se atualizando. Isso prova que pelo menos elas não são atemporais.
Porém, as marcas em geral traduzem o conceito da empresa ou do dono da empresa.
Esta é a verdade.
Muitas vezes entra o blá-blá do publicitário, a recomendação das pesquisas, etc. Porém quando chega o momento de aprovar... bem, se a votação for democrática as sugestões são analisadas por um grupo de executivos, vai vencer aquela que agradar a maioria.
Quando a aprovação está na mão do dono ou do diretor de marketing, vence o gosto dele.
E assim se constrói uma marca.
Se ela vai ser um sucesso ou não? Depende do quanto ela vai vai ser disseminada ou da performance do produto ou serviço que ela simboliza.
Mas eu, como publicitária que sou, ainda acho que se a marca for criativa, inusitada, surpreendente!!! Já nasce fadada ao sucesso.
Reflexões about Brands...
By Mari