segunda-feira, outubro 31, 2011

SUSTENTABILIDADE. MARKETING OU NECESSIDADE?

Shopping centers concentram grande fluxo de pessoas, produz muito lixo, gasta muita energia, e além de outras mega necessidades, interfere no trânsito, no esgoto, na segurança e demais itens de infraestrutura de um bairro ou região onde ele será instalado.
Quando se projeta um shopping, o ideal é que sejam estudados todos estes impactos (ambiental e social). Por se tratar de um grande empreendimento com acesso público, deveriam ter algumas premissas já instituídas na legislação, descontaminação do solo (terreno), replantio de árvores, a separação de resíduos, o uso da tecnologia para diminuir o consumo de água e energia, entre outras necessidades.
Mas esta, áinda não é a realidade brasileira.
Apesar de um novo empreendimento valorizar a região ou cidade onde se instala; gerar empregos e oportunidades para lojistas locais; oferecer conforto, comodidade e ampliar as opções de compra e lazer para a comunidade. Ainda assim, nem tudo são flores na chegada de um novo shopping.
Segundo pesquisa recente do IBOPE, grande parte das empresas brasileiras não tem como prioridade a questão da sustentabilidade.

Mais detalhes no post de Luiz Marinho, especialista em brading e shopping centers:
http://marinhonoblog.blogspot.com/2011/10/pesquisa-ibope-sustentabilidade-no.html

By Mari

sexta-feira, outubro 28, 2011

NA VIDA, TODO MUNDO DEVERIA TER O PLANO "B" - SER DONO DO PRÓPRIO NEGÓCIO

Sabe aquela grana extra, que todo garoto esperto aprende a ganhar com pequenos serviços fora do horário da aulas ou nas férias? Atividade comum entre os estudantes dos EUA e países europeus, e não é considerada nenhuma desonra para os jovens bem nascidos.
Pois é, aqui no Brasil a criança ou adolescente que tem esta iniciativa, é visto como de família pobre ou porque são órfãos e não têm o sustento dos pais.
É claro que não me refiro a passar o dia fazendo malabarismo no farol ou ficar pedindo dinheiro nas ruas. Trata-se daquelas atividades que a gente fazia depois da aula, ajudando um vizinho a limpar o jardim, fazendo um extra na vendinha da esquina, como ajudante de nossos pais (costurando, cozinhando, ajudando no salão de beleza, na horta, no escritório, na marcenaria, na oficina ou em qualquer outra atividade em que eles aproveitavam para nos ensinar algo prático, enquanto ainda atuávamos como pequenos ajudantes).
Bons momentos, aquela sensação de ganhar nosso próprio dinheiro e ainda aprendíamos algo útil, que de alguma forma contribuiu em nosso futuro.
Enfim, foi se o tempo em que os pais se preocupavam (ou tinham tempo) de incentivar seus filhos a fazerem algo prático e a ganharem seu próprio dinheiro.
Nos dias de hoje, ou eles mantem os filhos quietos entertidos no computador e TV ou em intermináveis aulas de esportes, que os deixem ocupados o maior tempo possível.
Em nossa cultura, valorizamos o ócio. A criança precisa apenas estudar e brincar e assim se tornará um adulto mimado, que não dá valor a nada do que obtém de graça e em sua maioria, vai para a universidade para continuar brincando.
Só depois de um acúmulo de erros e inconsequencias é que cai a ficha. A consciência de que cada um de nós paga um preço para sobreviver em nossa sociedade e que é preciso ganhar algum dinheiro, para pagar as contas ao final de cada mês. Aí vem a emergência de se conseguir um emprego.
Na escola, também não temos uma disciplina que estimule o espírito empreendedor. Mesmo assim o Brasil tem um dos maiores números de novos empresários a cada ano. A consequencia disso, são os inúmeros erros que cometemos ao iniciar o próprio negócio, por não ter a preparação e o conhecimento adequado.
Sobra criatividade e iniciativa no perfil do brasileiro, mas falta investir na formação deste futuro empreendedor.
Afinal, empreender e não depender de um emprego por toda a vida, pode ser uma das vertentes para escapar da crise do capitalismo, que hoje afeta principalmente o emprego nos países desenvolvidos.

Excelentes textos sobre o assunto, foram publicados hoje pela Revista Exame:
http://exame.abril.com.br/pme/noticias/qual-a-idade-certa-para-empreender
http://exame.abril.com.br/pme/noticias/8-licoes-de-empresarios-de-sucesso-para-os-empreendedores?p=1#link


By Mari

segunda-feira, outubro 24, 2011

A corrupção devastando boas idéias...

PROGRAMA SEGUNDO TEMPO, realizado com recursos do Ministério do Esporte


Denúncias de desvio de verba no Ministério dos Esportes, pode prejudicar um Programa direcionado à crianças de comunidades carentes e que já estava sendo bastante difundido em todo o Brasil.
Mas o dedo podre dos políticos, tinha que contaminar mais esta boa idéia!!!

Comentários do jornalista Gilberto Dimenstein
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/995538-como-a-ladroagem-mata-uma-boa-ideia.shtml

By Mari

sexta-feira, outubro 21, 2011

QUE DIREÇÃO SEGUIR ???

Na duvída? Siga o seu coração.

Tem dias que a gente vê as coisas, as pessoas, as situações... sobre uma ótica.
Em outros dias, tudo muda...
Aquela pessoa que voce interpretou e até julgou, voce vê de forma diferente agora. Aquela situação que parecia irremediável, revelou-se como uma oportunidade.

Por que será?
Será que as coisas mudam ou nós é que mudamos nosso prisma, nossa forma de ver e interpretar os fatos, as pessoas, as situações e etc.?
Tudo depende da fase introspectiva, que estamos vivendo naquele momento. Há fases em nossa vida que priorizamos a família, em outras o trabalho, o novo amor ou centramos a atenção em nós mesmos.
O importante de tudo isso e sabermos ouvir o coração (como se diz popularmente). Na verdade é como prestar a atenção em nossos sentidos, perceber o dom de intuição que todos nós temos. Que nada mais é, do que a soma de nossas experiências, aprendizagens e o direcionamento de nosso destino, que vão nos indicar o melhor caminho a seguir.
É a conjução do nosso ser, dos outros seres e das forças do Universo.
Está tudo intrinsicamente ligado, como uma grande rede de forças...E para mim, elas não são mais ocultas.

By Mari

quinta-feira, outubro 06, 2011

PERFIL DO LÍDER X PERFIL DO GERENTE

Mesmo com atividades e responsabilidades distintas em uma equipe, o líder e o gerente são perfis exigidos em um só profissional. As empresas buscam estas características para eleger o capitão de uma equipe, que deverá conduzir seus projetos que em geral envolvem grandes investimentos. Afinal, quais as diferenças entre um líder e um gerente?
O líder é percebido por sua equipe, como uma pessoa com muito conhecimento em sua área, criatividade, grande autonomia para solucionar problemas e dificuldades, conduzir mudanças e inspirar a todos.
O gerente é bom em planejamento, controle e execução sem perder o foco.
Ambos se completam, precisam conduzir pessoas e correrem riscos, sem perder o alinhamento entre as metas de seus projetos e os objetivos centrais da organização.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

GERENTE x LÍDER
Gerenciamento e Planejamento x Estabelecer diretrizes
Organizar e escalar pessoal x Alinhar pessoas
Controle e soluções x Motiva e inspira pessoas

TRABALHO EM EQUIPE
O objetivo de se trabalhar em equipe é obter uma produtividade superior, que a soma dos esforços individuais. Para isso deve existir sinergia entre o grupo, que em geral é composto por um pequeno número de pessoas (de 04 a 12 membros) com conhecimentos complementares, compromissadas com um propósito, metas de performance e abordagens comuns e pelos quais se mantem mutuamente responsáveis.

CARACTERÍSTICAS DE UMA EQUIPE ALTAMENTE EFICIENTE
1 - Senso de propósito (Visão compartilhada e objetivos definidos, com forte concentração em resultados)
2 - Comunicação Aberta ( Todos os membros são abertos e sinceros e respeitando as opiniões diferentes, onde as discussões levam a decisões)
3 - Cofiança e respeito mútuo ( Valorizam e apoiam uns aos outros, estimulando e oferecendo feedback)
4 - Liderança compartilhada ( O líder atua como facilitador, todos os membros são responsáveis) 5 - Procedimentos eficazes de trabalho ( Reunir, organizar e avaliar as informações. Criatividade, inovação e exposição aos riscos são estimulados)
6 - Criação a partir das diferenças ( Eficiência obtida pela sinergia de diferentes habilidades e conhecimentos de seus membros)
7 - Flexibilidade e adaptabilidade ( Facilidade de reagir à mudanças, reavaliando e reestruturando suas posições)
8 - Aprendizagem contínua (Os desafios e interação com outras equipes, para aprender a partir de experiências)

FASES DE DESENVOLVIMENTO DE UMA EQUIPE
FASE I -
Formando
a) Pessoas com idéias diferentes sobre o objetivo e a razão da existência da equipe
b) Não desenvolveram visão ou senso de propósito
c) Pessoas tendem a ser cuidadosas com o que dizem
d) Há pouca confiança
e) Busca de um líder para estabelecer a direção
f) A equipe não criou procedimentos para poder trabalhar em conjunto
g) As pessoas ainda não exploram as diferenças em talentos, habilidades e estilos de trabalho
h) Os individuos podem ser flexíveis, mas não há flexibilidade na equipe
i) Aprendizado individual pode ser alto, mas há pouco aprendiado com a experiência da equipe

Atuação do líder - Estrutura - Encoraja o aprendizado - Equilibra a participação

FASE II
Crescendo
a) Existencia de conflitos (sobre liderança, melhor forma de trabalho, etc)
b) Comunicação mais aberta, mas ainda em desacordo
c) As pessoas priorizam as necessidades individuais em detrimento com as necessidades da equipe
d) Descredito e falta de cofiança na formação de uma equipe coesa
e) Trazer conflitos à tona e resolvê-los é essencial para a sobrevivência da equipe nesta fase
Atuação do Gerente - Gerencia conflitos - Estimula o diálogo - Facilita a tomada de decisão - Proporciona apoio - Ajusta o foco

Normatizando
a) Os membros da equipe estão desenvolvendo uma visão compartilhada, estabelecendo objetivos e metas
b) A discordância diminui e começa a existir a confiança
c) Membros da equiep começam a exercitar a liderança
d) A equipe desenvolve e testa procedimentos para trabalhar com eficiência
e) Membros conscientes das diferenças em talentos, habilidades e estilos de trabalho
f) A equipe ainda não é flexível e portanto não responde prontamente à mudanças
g) Há pouca experiência compartilhada na equipe
Atuação do Gerente - Delega mais responsabilidade - Encoraja a expressãi de idéias - Desafia a equipe - Proporciona reconhecimento - Proporciona treinamento - Pede ajuda

Executando
a) Membros da equipe compartiham o senso de propósito
b) A comunicação é total
c) Bom nível de cofiança
d) Liderança compartilhada
e) A equipe tem procedimentos eficazes de trabalho
f) Há um alto grau de flexibilidade e adaptabilidade, mas estão presos ao paradigma tradicional
g) Aprendizagem contínua em evolução, mas sem quebra de paradigmas
Atuação do Gerente - Sugere novas metas - Testa posições - Desenvolve processos de auto-avaliação - Capitaliza o conhecimento

FASE III
Involuindo
a) Membros da equipe começam a perder o senso de propósito
b) Comunicação é confusa
c) Perda de confiança
d) Procedimentos de trabalho sem eficiencia
e) Confiança e comunicação em declínio
f) A equipe faz muitas mudanças, mas sem quebra de paradigma
Atuação do Líder - Diagnostica problemas - Desenvolve e testa soluções - Redefine os objetivos - Inicia nova curva

Transformando
a) A equipe redefine seu propósito
b) Comunicação e confiança totais
c) Liderança compartilhada entre todos os membros da equipe
d) Novos procedimentos de trabalho
e) Membros da equipe maximizam a sinergia de suas diferenças em habilidades e estilos
f) Flexibilidade e adaptabilidade altos - a equipe responde rapidamente à mudanças
g) Membros da equipe fazem uso da aprendizagem e melhoramentos contínuos
h) Total abertura para quebra de paradigmas
Atuação do líder - Reforça comportamentos - Identifica oportunidades - Cria recmpensas - Celebra

http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/blog-do-management/2011/10/07/voce-quer-mesmo-ser-um-lider-eficaz/

Material de aula de Liderança e Trabalho de Equipe - MBA Gestão de Projetos - FGV
Prof. e Gestor Pedro Henrique A Couto Ribeiro
Resumo By Mari